domingo, 29 de maio de 2011

Trabalhando os últimos princípios de composição

      Nesta semana foi trabalhando em sala de aula os últimos princípios de composição fotográfica. A professora pediu para fazermos três exercícios, como podem perceber essa semana foi puxado. primeiro fotografar objetos em movimento, com o tempo/velocidade abaixo de 15 avos de segundo, com abertura 8.0 e o ISO 100, nas três fotos com essa composição deveríamos utilizar apoio para os braços.
     Depois objetos com rugosidade. Deveria ser uma foto macro de um objeto com rugosidade em que ficasse aparente a textura do objeto. A outra deveria ser uma foto com padrão, ou seja, foto de objetos que se repetem e a terceira deveria ser uma foto em que tivesse uma fusão (intencional).  Então saímos em grupo para realizarmos as tarefas. Diante de tantas atividades as dificuldades também, foram muitas.

  A primeira foi a mais complicada. Primeiro por que  a máquina fotográfica em que eu, Aline, Fabiana e Vítor pegamos o ISO não ficava em 100 como a professora pediu e sim, 125. Depois procura um lugar escuro ou pelo menos sombrio as 10:00 hrs da manhã´, é complicado, mas tudo bem. Logo em seguida procurar um  local onde  pudéssemos encontra objetos com rugosidades e objeto padrão. Para só depois fazermos a foto de fusão. ufa!!!! que canseira.








Na primeira foto usei Aline como modelo, ISO 125,Abertura 8.0, e  Velocidade ´6 ´´ avos de segundo.





  

     Na segunda Fabiana e Aline foram as modelos, usei o mesmo ISO e Abertura e velocidade ´4´´ avos de segundo.     


     Na terceira, Fabiana e Michelle foram as modelos, ISO e Abertura a mesma e Velocidade ´3´avos de segundo.




                                     

                   Objeto de rugosidade. Podemos observar na laranja seus (furinhos)

     

        
                   Objeto padrão ou que se repetem. Podemos observa os mesmos objetos em fileira.







               Para efeito de fusão(intencional)  usei Vítor e Fabiana como modelos.

   

2 comentários:

  1. É incrível como o processo de aprendizagem e crescimento após cada atividade desenvolvida na disciplina é notório. Desde as primeiras postagens até essa última, o rendimento nas explicações dos conceitos e a criatividade na elaboração das fotos foi gradativo e interessante! Você foi explorando a cada atividade lugares onde a gente costuma pouco explorar, e isso engrandece a visão do "espectator"( tirei onda)rsrsrs... Parabéns pela evolução dentro da Oficina de Fotojornalismo!

    ResponderExcluir
  2. Maaari :)

    É exatamente como Fátima disse. O processo de evolução é notório. No começo, uma timidez aparente diante das atividades propostas e da câmera. Depois, amadurecimento total. Inclusive das imagens! Adorei o blog! Acredito que qualquer um consiga captar e aprender um 'cadim' [só pra não deixar minha marca de fora] de fotografia tomando-o como referência, o que é um item interessante a ser avaliado. Parabééééns! Beijos e queijos!

    ResponderExcluir