sábado, 21 de maio de 2011

O Sentido Conotativo da Composição

  O assunto trabalhado em sala de aula está semana foi denotação e conotação. A denotação é justamente o resultado da união existente entre o significante eo significado, ou entre o plano da expressão e o plano do conteúdo. E a conotação resulta do o acréscimo de outros significados paralelos ao significado de base da palavra, isto é, um outro plano de conteúdo pode ser combinado ao plano da expressão.
  

   Nas imagens, o sentido conotativo está no significado subjetivo da cena. Isso, acontece quando examinamos o quadro e interpretamos seu significado. Na leitura das imagens podemos percebe  esses elementos sob dois aspectos: Estrutural- que responde pela capacidade de denotação da imagem e Intelectual -que responde pela capacidade de conotação da imagem.


  Além da denotação e conotação a professora Alene, também falou sobre as legendas redundantes e ilustrativas que quase sempre ficam no campo da denotação. Já as informativas em muitas situações, resgatam a conotação da imagem.

   Terminda a teoria, mais uma vez fomos a campo. A tarefa desta vez era fazer uma composição de um quadro fotográfico que expressase alguma emoção. Depois anotasse o sentido conotativo da composição e uma legenda informativa, porém conotativa.

  Então pensei na minha colega Fabiana , que estava pensativa a beira do Rio Paraguaçu. Neste momento seu semblante expresseva uma certa nostalgia e tristeza.




As margens do rio Paraguaçu é um ótimo local para quem precisa está em sintonia consigo mesma.  
    Para fazer está foto usei ISO 200, abertura (f) 150 e velocidade 6.3,  plano geral (pg), regra dos terços  e foco geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário